RockersTime Now!

Minha proximidade com o reggae começou por volta de 2006. Além do ritmo, a mensagem que a música me trazia era sempre inspiradora. Com o passar o tempo, cada vez mais me via dentro do reggae, sentindo a música. Anos se passaram e, em 2012, junto a um grupo de amigos, fundamos o Reggae pelo Reggae. O coletivo nasceu com a missão de movimentar a região do Recife com a música reggae.

rockerstime-jah-leo-reggaepeloreggae

Algumas movimentações do Reggae pelo Reggae nos anos de 2013, 2014 e 2015 (Fotos: Iggor Gomes)

Como sempre curti escrever e montar notícias, comecei aos poucos alimentando nossa página no facebook, que pouco a pouco foi ganhando mais seguidores. A partir daí, veio a ideia de expandir os movimentos onlines e fundar o site reggaepeloreggae.com. Assim, entre 2012 e Julho de 2016, fui o responsável pela geração do conteúdo do Reggae pelo Reggae, rede que chegou a atingir mais de 100 mil pessoas depois desses anos de trabalho e me proporcionou a conexão com os mais variados agentes culturais do reggae em todo território nacional.

Neste meio tempo, procurando aprender mais sobre a história do reggae para poder comunicar da melhor maneira para nossos seguidores, descobri a cultura dos sistemas de som, algo que era relativamente novo para quem mora no Recife. Ao mesmo tempo que iniciei as pesquisas sobre os sistemas de som, conheci Ewerson Selector, que me convidou a fazer parte do Vietcong Promotion Sound System.

rockerstime-jah-leo-vietcong-promotion-iggor-gomes

Sessão com o Vietcong Promotion (Foto: Iggor Gomes/Reggae pelo Reggae)

Com o Vietcong, fomos o principal sistema de som do Recife e região em 2014 e 2015. A vontade de transformar ideias em realidade foi tão grande que após este período como um dos membros do Vietcong, decidi criar o meu próprio sistema de som, o Leão Conquistador, que hoje está em fase de planejamento para então partir para a construção.

Sempre com o pensamento de elevar o nível da música Reggae no Brasil contribuindo com o movimento, decidi fundar a Subcultura, que por um tempo teve endereço fixo no centro do Recife e fomentou a cultura underground na cidade através de produtos oficiais de diversos artistas independentes do Brasil durante seu primeiro ano de vida.

Devido ao meu grande envolvimento com o reggae, com minha missão de continuar contribuindo com o movimento em abrangência nacional, fechamos a Subcultura, reformulamos a proposta para que ela pudesse contribuir ao máximo com a cultura reggae no Brasil. Então, desde Julho 2016, a Subcultura funciona online no www.subcultura.com.br e entrega discos de vinil de reggae em todo o Brasil.

rockerstime-gustavo-pontual-pocket-show-subcultura

Aniversário de 1 ano da Subcultura – Pocket Show com Gustavo Pontual, rapper pernambucano (Foto: Gisele Rocha)

Ao mesmo tempo que reformulamos a Subcultura totalmente para o mundo online, encerrei minha participação no Reggae pelo Reggae, recebi um convite do Altnewspaper para ser um colaborador falando sobre o reggae e comecei a trabalhar neste novo projeto, o RockersTime. O projeto é financiado pela Subcultura e através dele pretendo passar um pouco da minha visão do ambiente que construímos em torno da música reggae. Aqui, seguiremos falando sobre a história passada e atual, para que possamos projetar um futuro melhor para todos que amam o reggae.

Que este portal seja mais um a colaborar com todos aqueles que sonham em ver uma música reggae mais organizada e profissional em nosso país. De maneira independente, acreditamos muito que podemos construir um ambiente para que possamos desenvolver nossos trabalhos com mais oportunidades.

Jah Leo – Recife, Brasil