Buguinha Dub comemora 10 anos do “Vitrola Adubada” anunciando turnê e novo álbum para 2019

Conhecido pela sua arte do dub, uma técnica jamaicana de mixagem, o produtor musical Buguinha Dub está comemorando 10 anos do lançamento do seu primeiro álbum, o “Vitrola Adubada”.

Justificando todo o experimentalismo arraigado no dub, o “Vitrola Adubada” foi resultado de uma jam session de teste de um gravador de rolo Tascam que Buguinha tinha comprado na época.

São 10 faixas, das mais variadas influências com aquelas mixagens bem características de Buguinha. O álbum foi originalmente lançado no final de 2008 em formato SMD em 1 de Abril de 2009, pelo selo francês LibreCommeLair.

Arte de capa do álbum "Vitrola Adubada" de Buguinha Dub
Arte de capa do álbum “Vitrola Adubada”. Arte por Jorge Du Peixe.

Completando 10 anos do Vitrola Adubada, o álbum será disponibilizado oficialmente em todas as plataformas digitais. O produtor também sai em turnê em Abril, veja os locais:

  • 19.04 – Curitiba, PR
  • 20.04 – Florianópolis, SC
  • 27.04 – Belo Horizonte, MG (+ oficina adubada – Estúdio Locomotiva)

Ainda para este ano de comemoração, o produtor olindense está trabalhando em um próximo álbum. O trabalho está sendo produzido em parceria com o RockersTime All Stars, reunião de músicos influentes na cena de reggae em PE. O álbum será intitulado de “Pernambuco Embaixo dos Pés” e trará 8 faixas para os amantes da música dub.

Buguinha e RockersTime All Stars
Buguinha Dub e RockersTime All Stars no Studio Mundo Novo. Participação especial do cantor Red Lion.

Buguinha Dub – A Arte do Dub Brasileiro

Para Buguinha Dub é difícil responder a clássica pergunta: quando foi que a música entrou em sua vida? Na realidade, Buguinha já nasceu na música através do seu pai Bugão, que mantinha a empresa Buga Som. Desde a infância, Buguinha literalmente conviveu entre equipamentos e caixas de som em Olinda. Está sempre contando as histórias de festas em que dormia dentro das caixas de som.

Naturalmente, o produtor foi desenvolvendo trabalhos com a música em Recife e Olinda nos clássicos anos 90 do movimento manguebeat. Depois mudou-se para São Paulo onde teve uma vivência intensa com a música e fundou o Studio Mundo Novo.

Foi de lá que Buguinha começou a influenciar fortemente a música brasileira com suas mixes inspiradas na arte do dub, uma técnica de mixagem desenvolvida na Jamaica e que influenciou todo o mundo.

buguinha dub-studio mundo novo-vitrola adubada 10 anos
Buguinha Dub no Studio Mundo Novo, agora em Olinda (PE) (Foto: Rostand Costa)

Sem dúvidas, Buguinha Dub é um dos principais produtores da música independente no Brasil. Ao longo de sua carreira, Buguinha colaborou com técnica em P.A., produção, mix, master com nomes como: Ponto de Equilíbrio, Mundo Livre S/A, Natiruts, Marina Peralta, Planta & Raiz, Nação Zumbi, Racionais MC’s, Baiana System, Black Alien, Digitaldubs, Flora Matos e muitos outros.

Em 2008/2009, Buguinha lançou o seu primeiro álbum, o Vitrola Adubada. Desde então, o produtor olindense gira pelo mundo mostrando a seu trabalho. Além de ter viajado pelo país de Norte a Sul, Buguinha também já esteve em Portugal, Espanha, Noruega e outros.

Leonardo Silva [Jah Leo]

Leonardo Silva [Jah Leo]

Iniciei minhas atividades no reggae ao ser um dos fundadores o Reggae pelo Reggae em 2012, onde atuei até Julho de 2016 como Diretor de Conteúdo. No começo dos estudos sobre reggae, me encantei com a cultura dos sistemas de som, fiz parte do Vietcong Promotion até que decidi construir o Leão Conquistador. Também fundei o Rockerstime e a Subcultura, loja online de discos de vinil que distribui para todo o Brasil.
Leonardo Silva [Jah Leo]